Aqui encontra todo o apoio técnico que precisa, na tecnologia de soldadura plásticos .

Vamos começar pelo mais simples o que é um plástico ?

IDENTIFICAR E CARACTERIZAR PLÁSTICOS

1.1 – CARACTERIZAÇÃO DOS PLÁSTICOS

Atendendo ao comportamento dos plásticos em relação ao calor, classificam-se em dois grandes grupos: os termoplásticos e os plásticos termoendurecíveis.

Termoplásticos
Os termoplásticos são em geral duros e frios, amolecem e fluem quando aquecidos, recuperando as suas propriedades iniciais à medida que arrefecem. É possível conformar com calor, tantas vezes quanto se precise, e soldar este tipo de plásticos.

Termoendurecíveis
Não sofrem nenhuma modificação com o calor, não amolecem ou fluem ao serem aquecidos. Um aquecimento excessivo provoca a sua decomposição sem alteração da forma.
Não se podem soldar, pelo que se reparam mediante procedimentos distintos, nomeadamente pela aplicação de resinas e adesivos.
Os plásticos termoendurecíveis não podem ser reciclados.

Grande parte deste tipo de plásticos apresentam-se reforçados, formados por uma mistura de resina termoendurecível, com cargas de fibras naturais e sintéticas.
Os plásticos termoendurecíveis são duros e fibrosos e quebram ao impacto com fragmentação do material.

Produção :
Os produtos químicos requeridos para produzir os plásticos são, essencialmente, derivados do petróleo, do gás natural e do carvão.
Processamento :
Os métodos mais comuns de processamento de termoplástico são a moldagem por injecção, a extrusão e a moldagem por sopro, enquanto que os métodos mais comuns utilizados nos plásticos termoendurecíveis são a moldagem por compressão, a moldagem por transferência e o vazamento.

Os principais componentes de um plástico, e que lhes conferem as suas propriedades básicas úteis são os polímeros. Os polímeros são substâncias de peso molecular elevado, constituídos por uma grande quantidade de moléculas unidas entre si formando cadeias muito longas.

As moléculas soltas iniciais chamam-se monómeros, e às reações químicas completas necessárias para unir estas moléculas em grandes cadeias chama-se polimerização .
                                     
                    Monómeros  —————–  Polimerização ————–  Polimero
Apoio Técnico 
Existem dois tipos de polimerização
Poliadição –
As moléculas do monómero unem-se entre si, sem modificar essencialmente a sua forma original
Policondensação – Os produtos de partida são formados por uma série de moléculasde, pelo menos, duas naturezas diferentes. Para que se forme um polímero, tem de se produzir uma reacção entre os diferentes compostos, soltando uma série de moléculas de água
Apoio Técnico

Links uteis:

AENOR – Asociación Española de Normalización y Certificación
APCER – Associação Portuguesa de Certificação
APDA – Associação Portuguesa dos Distribuidores de Água
APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos
TEPPFA – The European Plastic Pipes and Fittings Association 
LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil
European Commission – Harmonised Standards
Normas Europeias harmonizadas no âmbito da Directiva dos Produtos de Construção